PALESTRA: 27 de Novembro às 16H - Campus JK - Auditório da Reitoria
Ensino de Ciências por Investigação: propostas para o ensino de Ciências.
A Profa. Nilma Soares da Silva, da Faculdade Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai apresentar à comunidade acadêmica e aos professores - da educação básica e universitários - uma reflexão sobre os pressupostos teóricos e metodológicos que orientam o Ensino de Ciências por Investigação, aspectos relacionados ao papel do aluno e do professor, tipologias de atividades e o processo de construção de conceitos científicos nesse contexto. O evento é aberto também à comunidade de Diamantina. Todos estão convidados.
A organização informa que haverá emissão de certificados aos participantes.
NOVEMBRO
EVENTO: 30 de Novembro e 01 de Dezembro - Campus JK - Auditório da FHI
VI Encontro da Química
PALESTRA 1: O Cientista e Estadista José Bonifácio de Andrada e Silva
Prof. Dr. Carlos Alberto Filgueiras – DQ/UFMG
É pouco conhecido no Brasil, lamentavelmente, que José Bonifácio foi o primeiro cientista brasileiro a granjear reputação internacional por suas pesquisas científicas, e só depois de aposentado, aos 56 anos, iniciou a carreira política pela qual é muito mais conhecido aqui, ao contrário do que ocorre no exterior. Apesar de todas as suas glórias, ele sempre viveu e morreu pobre, o que também pode servir de contraste com os políticos de hoje.
PALESTRA 2: Estudando a inclusão/exclusão de estudantes de química por meio da dimensão epistêmica do discurso
Prof. Dr. Eduardo Fleury Mortimer – FaE/UFMG
Nesta palestra analisamos as aulas de dois professores que tiveram diferentes resultados em termos do uso de abordagens comunicativas (discurso dialógico X discurso de autoridade), tentando identificar características epistêmicas no seu discurso que possam justificar essa diferença. Usaremos para isso alguns elementos da Teoria dos Códigos de Legitimação, basicamente as ideias de gravidade semântica, densidade semântica e ondas semânticas. Os resultados mostram que uma das professoras varia a densidade e a gravidade semântica de sua aulas, provocando ondas semânticas, enquanto o outro tem um padrão muito mais linear, ficando a maior parte tempo em regiões de alta densidade e baixa gravidade semânticas. Implicações para o ensino são discutidas.
SETEMBRO
Neste seminário, os professores Dr. Fábio Augusto (Coordenador do Mestrado em Ensino de Ciências) e Prof. Dr. Edmilson Minoru Torisu (Prof. do Mestrado em Educação Matemática) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desenvolveram um debate sobre o "Papel da Educação em Ciências e Matemática na Educação Básica".
Para isso, o seminário teve duas partes. Na primeira, foi apresentado uma reflexão sobre o Ensino de Ciências e algumas experiências desenvolvidas no Mestrado em Ensino de Ciências da UFOP; na segunda, uma reflexão sobre os limites, possibilidades e produtos desenvolvidos no Mestrado em Educação Matemática da UFOP.
PALESTRA: 04 de Setembro às 16H - Campus JK - Auditório da Enfermagem
O papel, limites e possibilidades da pesquisa e produtos do Ensino de Ciências e Matemática a serem desenvolvidos na Educação Básica.
OUTUBRO
A apresentação do seminário da Profa. Elisa Prestes Massena discutiu sobre as suas experiências de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à formação de professores de Química/Ciências. Tais experiências estão relacionadas aos espaços onde a Profa. exerce suas atividades docentes na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC): as salas de aula da graduação e da pós-graduação, o GPeCFEC - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências e as escolas de Ensino Básico nas quais desenvolve atividades de extensão e pesquisa. A Profa. Elisa apresentou e problematizou o contexto em que atua e a partir das interlocuções da formação de professores com os currículos apresentou questões a serem pensadas pela área de Ensino de Ciências. Foi debatido os limites e possibilidades da perspectiva Curricular "Situação de Estudo" em que apresentou alguns exemplos que desenvolve com estudantes universitários e professores da Educação Básica.